DIÁLOGOS SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA
Atividade de extensão que busca promover trocas entre profissionais que atuam em diferentes níveis do ensino de Geografia, bem como em diferentes áreas - pesquisa, extensão, docência no ensino superior e na educação básica-, através da realização de seminários assentados no princípio da permanente troca como fomento para a produção do conhecimento acadêmico e escolar.
Em sua sexta edição, o Diálogos sobre Ensino de Geografia expôs, através de três lives, um pouco mais acerca do trabalhos desenvolvidos por parte da equipe do GEPEGEO: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, centradas no ensino de Geografia e estritamente relacionados aos debates realizados pelo Grupo, foram apresentados e discutidos.
Para acessar a gravação da transmissão ao vivo, CLIQUE AQUI.
A partir de 2021, o Diálogos passou a ser realizado de forma online, por meio de lives em nosso canal no Youtube, possibilitando a presença de um maior número de presentes, bem como alcançando pessoas de outros estados brasileiros ou mesmo outros países. Nesta primeira experiência digital do evento, contamos com a presença da Professora Maria Adélia de Souza, que discorreu sobre as possibilidades de interpretação do fenômeno da Covid-19 por meio das categorias geográficas de análise do espaço.
Para acessar a gravação da transmissão ao vivo, CLIQUE AQUI.
No ano de 2019 ocorreu a quarta edição da atividade de extensão, a qual voltou-se para a discussão sobre práticas investigativas e a proposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) acerca disto. Para tanto, tivemos a presença das professoras Jerusa Vilhena de Morais (professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) e Lorena Raniely Ferreira (professora e analista educacional da rede privada de ensino e mestre em Geografia pela UFMG).
Em sua terceira edição, ocorrida em 2018, o evento voltou-se para a implementação e os desafios relativos à homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em dezembro de 2017, pelo Ministério da Educação. Centrando-se, intrinsecamente, à área do ensino de Geografia, contamos com a presença da Professora Sônia Maria Vanzella Castellar (USP-SP) e da Professora Carolina Machado Rocha Busch Pereira (UFT - TO).
Na edição de 2016, o ciclo de palestras organizadas pelo GEPEGEO se dedicou ao debate da Prática como Componente Curricular (PCC) na formação de professores em Geografia, na perspectiva assumida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para as Licenciaturas (MEC, 2002 e 2015). Sob orientação do MEC tais práticas referem-se, especificamente, ao conhecimento e análise de situações pedagógicas vinculadas ao trabalho em uma dada disciplina escolar. Totalizando uma carga horária de 400 horas, distribuídas ao longo de todos os cursos de licenciatura, as PCC conferem especificidade à formação de professores. Como os cursos de licenciatura vêm organizando tais Práticas? Como, cursos de licenciatura em Geografia, vêm materializando essas atividades junto aos licenciandos? Estes e outros questionamentos foram discutidos.
Em um momento ao qual mudanças curriculares estavam previstas - diante da futura proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - não haviam certezas sobre o que, de fato, o documento significaria à educação no Brasil. Dessa forma, o evento propôs discussões sobre o que seria necessário em um currículo de Geografia na educação básica, bem como sobre a interferência de um currículo para educação básica nos conhecimentos docentes.